Vereador quer proibir fogos de artifício com barulho em São José


O vereador Fernando Petiti (PSDB) apresentou projeto de lei (14/2017) que pretende proibir o uso de fogos de artifício que causem poluição sonora com estampidos e estouros. A proibição estende-se a todo o município, seja em ambientes fechados e abertos, em áreas públicas e privadas.
Segundo o vereador, o objetivo é evitar incômodos aos pacientes de hospitais e aos animais com audição sensível, que se desesperam e, presos a suas coleiras, chegam a morrer asfixiados.
Em sua justificativa, Petiti explica que o barulho dos fogos pode causar alterações cardíacas em gatos e afetar a saúde de pássaros. 
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, citados no projeto, nos últimos anos mais de 7 mil pessoas sofreram acidentes com fogos de artifícios. Desse total, 15% foram a óbito. No ano passado, mais de 100 pessoas perderam a vida com fogos de artifícios, além dos gastos hospitalares, amputação de membros, queimaduras irreversíveis, afastamento do trabalho e o sofrimento com as sequelas deixadas pelos acidentes.
O projeto está em tramitação na Câmara e poderá ser votado após o dia 16, quando termina o prazo para emendas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quase 150mil eleitores de São José ainda não fizeram o cadastro biométrico

Confiança da indústria atinge maior nível

Câmara define a comissão que poderá investigar denúncia de cobrança de 'pedágio' contra o vereador Maninho cem por cento