Projeto cria Centro de Inclusão Digital para pessoas com deficiência visual


São José dos Campos pode ganhar um Centro de Inclusão Digital para pessoas com deficiência visual. Projeto de lei (PL 70/2017), de autoria do vereador Fernando Petiti (PSDB), autoriza a prefeitura a criar um espaço para que pessoas com deficiência visual tenham oportunidade de acesso à internet utilizando computadores e programas adaptados.  O texto está em tramitação na Câmara.
Segundo a proposta, o Centro de Inclusão Digital deverá oferecer acesso à internet gratuita; equipamentos e programas de informática adaptados e profissionais capacitados. Os monitores deverão estimular o acesso à internet para fins sociais, profissionais, de entretenimento, bem como a conexão com instituições públicas para cumprimento das obrigações legais e exercício da cidadania.
O vereador Petiti explica que “a pessoa com deficiência visual encontra dificuldade em manusear o computador, pois a maioria das máquinas não é adaptada para atender as suas necessidades”, justifica o autor.
Petiti também afirma que Centro de Inclusão Digital atende a previsão federal. “Os centros comunitários custeados pelo governo, em todos os âmbitos, devem possuir instalações acessíveis e sistema de som instalado para uso de pessoas com deficiência visual”, conclui, citando o Decreto Federal 5294/2004. 
Câmara S.J.C

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quase 150mil eleitores de São José ainda não fizeram o cadastro biométrico

Confiança da indústria atinge maior nível

Câmara define a comissão que poderá investigar denúncia de cobrança de 'pedágio' contra o vereador Maninho cem por cento