Força-tarefa vai reforçar manutenção do Jequitibá do Eugênio de Melo


Poder Público, iniciativa privada e moradores mostram interesse em reforçar a manutenção do cartão postal de São José dos Campos
Danilo Alvim
São José dos Campos

A manutenção do Jequitibá-Rosa, patrimônio histórico de São José dos Campos, está prestes a ganhar um reforço da iniciativa privada e de moradores do distrito de Eugênio de Melo, na zona leste, onde está localizado.
A força-tarefa ainda incluí a participação da prefeitura, que realiza nesta quinta-feira, uma vistoria no local, coordenada pela engenheira agrônoma Flávia Pellogia.
Câmeras de segurança, iluminação e urbanização da área do entorno, estão entre as medidas que deverão ser adotadas no cartão postal da cidade.
Nesta quarta-feira, o diretor do grupo Spani Atacadista Cleber Gomez visitou o Jequitibá e deu o aval para 'adotar' a área sob as diretrizes da prefeitura da cidade. "Ele [Cleber Gomez] ficou muito sentido com a situação atual do Jequitibá e se mostrou interessado em ajudar. Um dos caminhos mais ágeis é a iniciativa privada, que vai se dedicar a cuidar da área com investimentos. Vamos esperar a posição do engenheiro agrônomo para então poder formalizar a adoção", disse a vereadora Dulce Rita, do PSDB, que esteve presente na visita.
Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos informou que "realizará nova vistoria técnica nesta quinta-feira para definir as ações de recuperação do jequitibá-rosa de Eugênio de Melo. Sobre o interesse do grupo Spani Atacadista em cuidar da área, a prefeitura disse que ainda não foi procurada oficialmente.
Moradores do bairro aderiram a campanha de resgate ao Jequitibá e levaram alguns bilhetes com a palavra 'vida' para colocar no alambrado que circunda a árvore. "Foi uma bela surpresa ver que mais algumas pessoas também amarraram bilhetinhos de amor ao Jequitibá. Estamos conectados à corrente do bem", disse uma moradora.
O jequitibá tem entre 500 e 700 anos, e é monitorada pelo governo desde 2006. No começo de abril, a árvore foi alvo de um incêndio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quase 150mil eleitores de São José ainda não fizeram o cadastro biométrico

Confiança da indústria atinge maior nível

Câmara define a comissão que poderá investigar denúncia de cobrança de 'pedágio' contra o vereador Maninho cem por cento