Força-tarefa vai reforçar manutenção do Jequitibá do Eugênio de Melo


Poder Público, iniciativa privada e moradores mostram interesse em reforçar a manutenção do cartão postal de São José dos Campos
Danilo Alvim
São José dos Campos

A manutenção do Jequitibá-Rosa, patrimônio histórico de São José dos Campos, está prestes a ganhar um reforço da iniciativa privada e de moradores do distrito de Eugênio de Melo, na zona leste, onde está localizado.
A força-tarefa ainda incluí a participação da prefeitura, que realiza nesta quinta-feira, uma vistoria no local, coordenada pela engenheira agrônoma Flávia Pellogia.
Câmeras de segurança, iluminação e urbanização da área do entorno, estão entre as medidas que deverão ser adotadas no cartão postal da cidade.
Nesta quarta-feira, o diretor do grupo Spani Atacadista Cleber Gomez visitou o Jequitibá e deu o aval para 'adotar' a área sob as diretrizes da prefeitura da cidade. "Ele [Cleber Gomez] ficou muito sentido com a situação atual do Jequitibá e se mostrou interessado em ajudar. Um dos caminhos mais ágeis é a iniciativa privada, que vai se dedicar a cuidar da área com investimentos. Vamos esperar a posição do engenheiro agrônomo para então poder formalizar a adoção", disse a vereadora Dulce Rita, do PSDB, que esteve presente na visita.
Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos informou que "realizará nova vistoria técnica nesta quinta-feira para definir as ações de recuperação do jequitibá-rosa de Eugênio de Melo. Sobre o interesse do grupo Spani Atacadista em cuidar da área, a prefeitura disse que ainda não foi procurada oficialmente.
Moradores do bairro aderiram a campanha de resgate ao Jequitibá e levaram alguns bilhetes com a palavra 'vida' para colocar no alambrado que circunda a árvore. "Foi uma bela surpresa ver que mais algumas pessoas também amarraram bilhetinhos de amor ao Jequitibá. Estamos conectados à corrente do bem", disse uma moradora.
O jequitibá tem entre 500 e 700 anos, e é monitorada pelo governo desde 2006. No começo de abril, a árvore foi alvo de um incêndio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionários da OS do Esporte entram em aviso prévio

Prefeitura dá início às ações para recuperação do jequitibá de Eugênio de Melo

Centro de Atendimento ao Cidadão ajuda quem busca informações sobre FGTS inativo