Comissão da Câmara busca implantar “Poupatempo Rural” em São José



Parceria entre Estado e município, com apoio da Câmara Municipal, visa facilitar a vida do produtor rural

A Comissão de Educação e Promoção Social da Câmara Municipal realizou, nesta segunda-feira (30), uma reunião para tratar da implementação de um “Poupatempo Rural Digital” em São José dos Campos. A medida será uma parceria entre o governo estadual e a prefeitura com apoio da Câmara.

O encontro teve a participação do presidente da comissão, vereador José Dimas (PSDB), do responsável pela Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios) da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, Michel Reche Beraldo, e do presidente do Sindicato Rural de São José, Renato Veneziani.

O vereador explicou que o tema entrou na pauta da Comissão de Educação e Promoção Social devido ao fato de que 30% do fornecimento de merenda escolar pode ser derivado da produção agrícola da cidade.

“Logo no início do mandato, já tivemos a oportunidade de ver produtores rurais poderem fornecer produtos para a merenda escolar e agora a possibilidade de um Poupatempo Rural poderá facilitar a vida de quem vive e produz no campo”, afirmou José Dimas.

Segundo o coordenador da Codeagro, o objetivo é fornecer um programa de computador e cursos de capacitação para facilitar a vida do produtor rural, com orientações sobre elaboração de nota fiscal e informações sobre impostos, entre outros. Por isso, a ideia está sendo chamada de “Poupatempo Rural Digital”. “Queremos ajudar o produtor rural também da porteira para fora”, disse Beraldo. Ele comentou que a expectativa é que o software esteja liberado para uso dos produtores rurais a partir do segundo semestre deste ano.

O presidente do Sindicato Rural elogiou a iniciativa e disse que deve ser benéfica para aumentar a produção agrícola na cidade. “Hoje, falta mão de obra capacitada para aumentar a produção no município”, afirmou Veneziani.

Também estiveram presentes na reunião membros do Conselho de Segurança Alimentar, ligado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quase 150mil eleitores de São José ainda não fizeram o cadastro biométrico

Confiança da indústria atinge maior nível

Câmara define a comissão que poderá investigar denúncia de cobrança de 'pedágio' contra o vereador Maninho cem por cento