Projeto do vereador Fernando Petiti (PSDB) prevê convênio para construção de casas exclusivas para idosos


Trazer para São José dos Campos um programa habitacional do governo do Estado criado para atender a população idosa. Este é o objetivo do projeto de lei (37/2017), do vereador Fernando Petiti (PSDB), que autoriza a Prefeitura a implantar o Programa Vila da Dignidade, por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Habitação e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).  

A Vila da Dignidade é um conjunto de casas destinadas exclusivamente a pessoas com mais de 60 anos, de baixa renda, com autonomia para realizar atividades diárias e que vivem sozinhas. Para ser beneficiado, o idoso também deve ser morador de São José há pelo menos dois anos. 

 As unidades são construídas com elementos de acessibilidade e banheiros adaptados com barras de apoio. “Existem idosos que vivem sozinhos por opção e aqueles que não têm família ou perderam o vínculo com parentes próximos. O objetivo é oferecer uma moradia digna, preservando a sua autonomia e a independência dessas pessoas”, explica o vereador Petiti.

Criado em 2009 pelo governo do Estado, o programa já foi implantado em várias cidades, como Sorocaba, Presidente Prudente e Mogi das Cruzes.

Um estudo da fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) revelou que a população de idosos em São José deve dobrar e superar o número de adolescentes até 2030. A pesquisa foi divulgada no ano passado. O número de pessoas com mais de 60 anos deve aumentar de 9,8% (censo 2010) para 20% do total da população joseense. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quase 150mil eleitores de São José ainda não fizeram o cadastro biométrico

Confiança da indústria atinge maior nível

Câmara define a comissão que poderá investigar denúncia de cobrança de 'pedágio' contra o vereador Maninho cem por cento