Iniciativa de vereador quer reduzir custos com coleta, além de garantir mais higiene e segurança


Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal prevê a instalação de lixeiras subterrâneas em espaços públicos de São José dos Campos. O PL 126/2017 é de autoria do vereador Marcão da Academia (PTB). Nesse sistema que foi adotado em algumas cidades brasileiras, todo material jogado na lixeira fica armazenado em um contêiner subterrâneo. 
Marcão da Academia justifica que a lixeira subterrânea trará inúmeros benefícios para a cidade. Um deles é a redução de custos de coleta em até 30%, pois usa menos mão de obra e o deslocamento de veículos. Outro benefício é a conservação da limpeza pública, higiene e segurança, já que os resíduos não ficam expostos, impendindo o acesso de cães, gatos e urubus. O sistema também elimina a liberação de odores e é visualmente agradável, contribuindo para a paisagem urbana.
O vereador destaca ainda que, com o mecanismo subterrâneo, o lixo não é acumulado na rua, evitando o entupimento de bueiros em dias de chuva e alagamentos.
De acordo com o texto do PL, a ideia é colocar as lixeiras em locais que fazem parte da rota de coleta de resíduos. Os recipientes deverão ter capacidade suficiente para armazenar a quantidade média de lixo recolhido na coleta doméstica e comercial do local. Também pontua que a coleta mecanizada deverá ser realizada com frequência suficiente para que os recipientes sejam constantemente esvaziados.
O projeto está em tramitação na Câmara e ainda passará pelas comissões permanentes, com abertura de prazo para apresentação de emendas.
Câmara SJC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quase 150mil eleitores de São José ainda não fizeram o cadastro biométrico

Confiança da indústria atinge maior nível

Câmara define a comissão que poderá investigar denúncia de cobrança de 'pedágio' contra o vereador Maninho cem por cento