Evento seleciona crianças e adolescentes de baixa renda para tratamento gratuito em mais de 300 municípios


No Dia Mundial do Sorriso, comemorado em 28 de abril, o projeto Dentista do Bem, desenvolvido pela ONG Turma do Bem, vai selecionar jovens joseenses de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito. A ação social será realizada na Câmara Municipal, das 9h às 16h, no auditório Mário Covas.
O evento integra a 5ª edição da Maior Triagem Odontológica do Mundo, uma ação conjunta que será realizada, simultaneamente, em mais de 300 cidades brasileiras, 10 países da América Latina e em Portugal.
Para se cadastrar no programa de saúde bucal, o interessado deve ter entre 11 e 17 anos, levar o RG, comprovantes de residência e de matrícula em escola pública, além de estar acompanhado por um responsável.
A finalidade da ação é identificar um grande número de jovens carentes que precisam de tratamento dentário e promover o aumento da qualidade de vida garantindo acesso à saúde bucal.
Como funciona
O processo da triagem é simples, rápido e indolor. O dentista examina visualmente a condição bucal de cada adolescente e preenche uma ficha com dados sobre sua saúde e a condição socioeconômica da família.
Já a seleção é feita através da aplicação de um índice de prioridade, que prioriza os jovens mais pobres, com problemas bucais mais graves e também os que estão prestes a entrar no mercado de trabalho. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário responsável pelo seu tratamento.
Os voluntários atenderão as crianças e os adolescentes escolhidos, em seus consultórios, até eles completarem 18 anos.
Projeto Dentista do Bem
O projeto Dentista do Bem é realizado com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem gratuitamente crianças e adolescentes carentes até completarem 18 anos.
O projeto é desenvolvido pela Turma do Bem, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). A entidade gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, reunindo 16 mil dentistas em 14 países. Além de crianças e adolescentes de baixa renda, a ONG também atende mulheres vítimas de violência Doméstica.
Câmara Municipal SJC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quase 150mil eleitores de São José ainda não fizeram o cadastro biométrico

Confiança da indústria atinge maior nível

Câmara define a comissão que poderá investigar denúncia de cobrança de 'pedágio' contra o vereador Maninho cem por cento