São José exporta softwares de gestão inteligente para cidades da região


Sete empresas do Parque Tecnológico desenvolveram soluções para modernizar a administração pública

Empresas residentes e associadas ao Parque Tecnológico desenvolvem ferramentas para ajudar na modernização da gestão pública e privada. Os softwares inteligentes auxiliam na gestão de setores como saúde, mobilidade, educação e energias renováveis, entre outros. Conhecimento que será exportado às cidades do Vale do Paraíba e do estado de São Paulo por meio do programa Carreta da Gestão, uma parceria entre Parque Tecnológico, a empresa Sistema Athos e a ACI – Associação Comercial e Industrial. A iniciativa tem como objetivo demonstrar essas inovações aos gestores públicos.
As carretas também serão utilizadas para a capacitação de micro e pequenos empreendedores, além de auxiliar jovens na busca do primeiro emprego.
De acordo com o diretor geral do Parque Tecnológico, Marco Antonio Raupp, “considerando o investimento feito no Parque e a impossibilidade de se ter um local como esse em todas as cidades, então temos que levar nosso acervo de competências para contribuir com a modernização da gestão pública e privada. São José dos Campos deve assumir esse protagonismo regional e estadual como agente de desenvolvimento.”
Segundo o presidente da Sistema Athos, Rodrigo Freitas, “levar conhecimento é um papel social, estamos dividindo os custos entre os parceiros pois essa iniciativa não tem fins lucrativos”.
Ele afirmou que sete empresas residentes no Parque ou associadas ao TIC Vale (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação) vão apresentar aos gestores públicos dos municípios visitados produtos para melhorar e otimizar a administração.
Uma das empresas na Carreta é a Geopike, residente no Parque há três anos.  A equipe de 50 funcionários desenvolve soluções de inteligência geográfica, como por exemplo, a organização de cadastros imobiliários, aliando imagens de satélite, drone, mapas e fotos feitas em trabalho de campo.
Como explica o diretor da empresa, Manoel Ortiz, a informação apoia a tomada de decisão do administrador que, com base na distribuição espacial dos equipamentos públicos e a concentração populacional, pode avaliar a necessidade de instalar uma nova unidade de saúde ou escola.
“No caso do mapeamento para combater a dengue, um sobrevoo pode identificar caixas d’água abertas. Também pode ser disponibilizado via internet para os munícipes consultarem, por exemplo, visualizando um terreno inserido no mapa de zoneamento, com as restrições para atividade residencial, comercial e industrial.”
"O objetivo é que, até 2018, a Carreta percorra todo o estado de São Paulo", afirmou Marcelo Sáfadi, diretor de novos negócios do Parque Tecnológico.
Ele destacou ainda como a iniciativa envolvendo empresas, entidades e organismos governamentais representa o ambiente de inovação fomentado pelo Parque: “Trabalhamos há anos na consolidação e sinergia das empresas residentes e associadas, e programas como esse confirmam a importância de projetos em parceria”.
Capacitação e empreendedorismo
Nas capacitações oferecidas pelo programa ACI Educa em parceria com a Sistema Athos, os micro e pequenos empresários receberão noções de contabilidade e gestão de equipe. Já os jovens em busca do primeiro emprego vão aprender como fazer um currículo e se portar na entrevista, além de receber treinamento em softwares de automação comercial para poder colocar essas habilidades no currículo.
No lançamento do programa, o presidente da ACI, Humberto Dutra, disse que “esse projeto promove o emprego e o empreendedorismo e isso é essencial porque o trabalhador move a cidade.”
A vereadora Dulce Rita (PSDB), que estava no lançamento do programa, quer que a Carreta estacione em Eugênio de Melo: “São ferramentas importantíssimas para subsidiar o micro e pequeno empreendedor a montar um negócio com conhecimento, também para quem está ingressando no mercado”.
A primeira cidade a receber a Carreta é Campos do Jordão, entre 22 e 26 de maio. Em junho vai a Caraguatatuba e em julho a Taubaté e Pindamonhangaba. Confira a programação: http://carretadagestao.com.br/agenda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quase 150mil eleitores de São José ainda não fizeram o cadastro biométrico

Confiança da indústria atinge maior nível

Câmara define a comissão que poderá investigar denúncia de cobrança de 'pedágio' contra o vereador Maninho cem por cento