Programa Escola Segura visa trazer dicas a crianças e familiares sobre segurança e acidentes domésticos


Conscientizar crianças e a comunidade sobre segurança e acidentes domésticos através de uma linguagem lúdica. Esse é o objetivo do Programa Escola Segura, desenvolvido pela Guarda Civil Municipal e que agora chega à TV Câmara através de uma parceria entre a instituição e o Legislativo.
Criado há quatro anos, o programa pretende ensinar valores às crianças de escolas e creches da cidade, envolvendo temas como pedagogia e segurança pública.
A ferramenta utilizada é a Oficina de Fantoches, que trata questões de segurança e prevenção de acidentes domésticos por meio de um diálogo bem-humorado entre personagens de fantoches e guardas municipais.
Com a parceria, a Guarda agora vai trazer a Oficina de Fantoches e o Programa Escola Segura para a tela da TV Câmara. Os fantoches, criados e confeccionados pelos próprios membros da guarda, entrarão na grade de programação trazendo dicas não só para crianças, mas também para pais e educadores.
O guarda municipal Márcio Luiz Gregate, coordenador e um dos criadores do Programa Escola Segura, destaca a importância da veiculação dos programas educativos: “Com o aumento da abrangência da iniciativa, crianças, pais e responsáveis poderão acompanhar as dicas e ajudarão na melhoria da segurança em nossa cidade”.
O programa deverá entrar na grade de programação da TV Câmara em breve. A equipe da emissora já desenvolveu um piloto do programa apresentado pelos guardas municipais.
Ação social
O Programa Escola Segura possui atividades voltadas para várias idades. A Oficina de Fantoches é direcionada para crianças até o quinto ano do ensino fundamental. Para crianças e adolescentes a partir do sexto ano, a equipe da Guarda Municipal desenvolve palestras e jogos interativos que envolvem educadores, alunos e comunidade.
Os guardas municipais permanecem durante uma semana na escola levando dicas de segurança para os alunos. No último dia, a equipe faz uma formatura com uma ação social. “Na última formatura que realizamos, recolhemos alimentos para asilos na cidade”, conta Márcio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quase 150mil eleitores de São José ainda não fizeram o cadastro biométrico

Confiança da indústria atinge maior nível

Câmara define a comissão que poderá investigar denúncia de cobrança de 'pedágio' contra o vereador Maninho cem por cento